SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Eleições enquanto veículos de mudança? Análise de variações no desempenho da democracia e na alternância no governo em ÁfricaEleições em Cabo Verde, 1991-2016: Teste ao modelo de eleições de segunda ordem numa democracia semipresidencialista consolidada em África índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

CONDUTO, João Pedro Garrido  e  SANCHES, Edalina Rodrigues. O sistema partidário fluído de Madagáscar: Legados autoritários e condições de competição desiguais em um regime autoritário competitivo duradouro. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.41-66.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Espera-se que os sistemas partidários cresçam e amadureçam com o tempo; no entanto, o caso de Madagáscar é de alta fluidez: há elevada volatilidade entre partidos e líderes em sucessivas eleições, e os novos competidores facilmente são eleitos. Este estudo explora o papel dos legados autoritários e as estratégias de distorção das condições de competição eleitoral enquanto fatores-chave para entender por que razões o sistema partidário malgaxe não se institucionalizou desde o início da Terceira República. Os resultados demonstram que a centralização da liderança partidária, a etnicidade, o personalismo e o clientelismo moldaram a formação dos partidos durante - e para além - do período autoritário; e que as tentativas dos incumbentes de criar assimetrias no acesso a recursos, meios de comunicação e legislação têm sido ineficazes e compensadas com sucesso pela oposição.

Palavras-chave : Madagáscar; eleições; partidos; sistemas partidários; legados autoritários; igualdade nas condições de competição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )