SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Elections in Cape Verde, 1991-2016: Testing the second-order election model in a consolidated semi-presidential African democracyThe Role of the Courts in Mitigating Election Violence in Nigeria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

NASCIMENTO, Augusto. As eleições legislativas de 2018. Acerca da sobrevivência da democracia em São Tomé e Príncipe. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.93-122.  Epub June 11, 2021. ISSN 1645-3794.

Este texto procura descrever e analisar o devir histórico e as contingências do sistema democrático em São Tomé e Príncipe. Em particular, pretende realçar o significado político das eleições de 7 de outubro de 2018, que se revelaram um marco da democracia no arquipélago. Este texto procura recensear pontos de reflexão sobre a sobrevivência da democracia num contexto micro-insular em África. Ao invés de equacionar a viabilidade da democracia representativa à luz de uma presumida idiossincrasia africana, avalia-se a sintonia do apriorismo da superioridade da democracia com as escolhas dos são-tomenses, frequentemente menos baseadas em princípios políticos do que, por exemplo, na adesão a homens fortes e a projetos salvíficos, tal um dos dados da cultura política prevalecente nas ilhas.

Keywords : São Tomé e Príncipe; democracia; autoritarismo; eleições.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )