SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Eleições em Cabo Verde, 1991-2016: Teste ao modelo de eleições de segunda ordem numa democracia semipresidencialista consolidada em ÁfricaThe Role of the Courts in Mitigating Election Violence in Nigeria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

NASCIMENTO, Augusto. As eleições legislativas de 2018. Acerca da sobrevivência da democracia em São Tomé e Príncipe. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.93-122.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Este texto procura descrever e analisar o devir histórico e as contingências do sistema democrático em São Tomé e Príncipe. Em particular, pretende realçar o significado político das eleições de 7 de outubro de 2018, que se revelaram um marco da democracia no arquipélago. Este texto procura recensear pontos de reflexão sobre a sobrevivência da democracia num contexto micro-insular em África. Ao invés de equacionar a viabilidade da democracia representativa à luz de uma presumida idiossincrasia africana, avalia-se a sintonia do apriorismo da superioridade da democracia com as escolhas dos são-tomenses, frequentemente menos baseadas em princípios políticos do que, por exemplo, na adesão a homens fortes e a projetos salvíficos, tal um dos dados da cultura política prevalecente nas ilhas.

Palabras clave : São Tomé e Príncipe; democracia; autoritarismo; eleições.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )