SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38The Role of the Courts in Mitigating Election Violence in NigeriaTweetar para a Democracia: Uma nova luta de libertação antiautoritária no Zimbábue índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

SHENGA, Carlos  e  PEREIRA, Amílcar. O impacto da violência eleitoral na participação eleitoral em África. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.145-165.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Estudos africanos sistemáticos mostraram que a violência eleitoral tende a ter um impacto negativo, levando os africanos a não participar nas eleições. Através do uso de uma perspetiva multidimensional no estudo da violência eleitoral e participação eleitoral, combinado com a dinâmica recente dos inquéritos de opinião pública do Afrobarómetro de 2016 e 2018 de 33 países africanos, este estudo conclui o oposto. Os africanos que perceberam violência eleitoral tendiam mais a participar nas campanhas eleitorais e a votar. Em vez de ser usada pelo titular do poder para impedir os apoiantes da oposição de votar, a violência eleitoral parece motivar aqueles que a percebem a participar nas eleições. No entanto, embora a violência eleitoral possa aumentar a participação eleitoral, esta má prática não é conducente à consolidação democrática ou promoção da, ou satisfação com, a democracia.

Palavras-chave : violência eleitoral; participação eleitoral; integridade eleitoral; má prática eleitoral; consolidação democrática; África.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )