SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O impacto da violência eleitoral na participação eleitoral em ÁfricaDemocracia, Governação e Legitimidade no Zimbábue Desde o Golpe Militar de Novembro de 2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

DENDERE, Chipo. Tweetar para a Democracia: Uma nova luta de libertação antiautoritária no Zimbábue. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.167-191.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

O que é preciso para um movimento cidadão derrubar um regime autoritário profundamente enraizado? Este artigo analisa os sucessos e fracassos das campanhas nas redes sociais conduzidas por cidadãos no Zimbábue. Utilizando dados extraídos de um extenso estudo etnográfico de 50 comunidades WhatsApp e Facebook, este artigo estuda as condições sob as quais o ativismo cidadão, particularmente os movimentos originados nas redes sociais, se tornam protestos de rua que podem efetivamente destituir um regime ilegítimo. Considero que o sucesso de movimentos recentes - evidenciado por mudanças de política e aumento da participação cidadã - é devido em parte à emergência de jovens cidadãos que não se sentem em dívida com a luta de libertação. Os zimbabuanos nascidos livres estão mais dispostos a assumir riscos políticos falando abertamente sobre política online e mobilizando os seus pares.

Palabras clave : redes sociais; protestos cidadãos; engajamento; política online; Zimbábue; regime autoritário.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )