SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Tweetar para a Democracia: Uma nova luta de libertação antiautoritária no ZimbábueO Conflito de Casamansa e as Relações de Poder na Senegâmbia: Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

RWODZI, Aaron. Democracia, Governação e Legitimidade no Zimbábue Desde o Golpe Militar de Novembro de 2017. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.193-213.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Este artigo centra-se nos debates sobre democracia e legitimidade no Zimbábue após a destituição de Robert Mugabe do poder pelo seu antigo aliado, Emmerson Mnangagwa, em novembro de 2017. O Presidente Mnangagwa popularizou os termos “Segunda República” e “Nova Dispensação” para mostrar que o seu regime era diferente do de Mugabe em termos de estilo de governação. A posição deste artigo é que o regime de Mnangagwa não podia abandonar o sistema estabelecido sob o reinado de Mugabe. Em vez disso, argumenta que a Segunda República reflete a continuidade da era Mugabe transposta para um edifício quase militar cujas abordagens “comandantes” denigrem os apelos à democracia e à transparência. Esta pesquisa qualitativa baseia-se em dados de entrevistas com elites políticas dos partidos na oposição e no poder, assim como em fontes secundárias.

Palavras-chave : democracia; governação; restabelecimento; legitimidade; eleições; multipartidário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )