SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Democracy, Governance and Legitimacy in Zimbabwe Since the November 2017 Military Coup25 Years of national health policy in the Republic of Guinea-Bissau: Memories of its strategic health planning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

GOMES, Antonieta Rosa. O Conflito de Casamansa e as Relações de Poder na Senegâmbia: Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.217-237.  Epub June 12, 2021. ISSN 1645-3794.

O conflito de Casamansa é um conflito armado de secessão no sul do Senegal, com início em 1982, quando o Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC) se opôs ao governo senegalês, reivindicando a independência da região de Casamansa. Este conflito tem efeitos transfronteiriços para os países vizinhos do Senegal, que são a Guiné-Bissau e a Gâmbia, que têm em comum alguns grupos étnicos, como o Jola, maioritário em Casamansa, que também faz parte do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa. A proximidade das fronteiras e as ligações interétnicas têm influenciado o conflito e as relações de poder entre os três países. Embora a Guiné-Bissau e a Gâmbia tenham adotado posição oficial de neutralidade, o governo senegalês não tem demonstrado total confiança nessa posição.

Keywords : conflito de Casamansa; Senegal; Guiné-Bissau; Gâmbia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )