SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O Conflito de Casamansa e as Relações de Poder na Senegâmbia: Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

GUERREIRO, Cátia Sá; HARTZ, Zulmira; FERRINHO, Paulo  e  HAVIK, Philip J.. 25 Anos de política nacional de saúde na República da Guiné-Bissau: Memórias do seu planeamento estratégico em saúde. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.38, pp.239-264.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

A República da Guiné-Bissau (RGB), um Estado frágil marcado por um contexto de instabilidade política e institucional, tem feito desde 1993 o exercício do Planeamento Estratégico para o Sector da Saúde (PES). Os documentos estratégicos sectoriais - Planos Nacionais de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) - demonstram capacidade de resistir às adversidades governativas. Esta revisão longitudinal das políticas pretende fazer memória deste exercício com duplo propósito: analisar os processos de PES e destes guardar memória, como trilhos de um passado que permitem entender e contextualizar caminhos percorridos. Constata-se que o PES ocorreu sobretudo respondendo às exigências dos financiadores, nem sempre sendo implementado. Com a implementação do PNDS III (2018-2022), ambiciona-se reverter esta situação com uma estratégia integradora dos diferentes atores em saúde.

Palavras-chave : política de saúde; planeamento estratégico em saúde; Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário; República da Guiné-Bissau.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )