SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39(Re)edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e desafios atuais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

MARTINS, Bruna; SILVA, Rui da  e  COELHO, La Salete. O Poder Simbólico e a Cooperação Portuguesa: Uma análise sobre o papel da língua. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.17-30.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

O artigo procura analisar e refletir sobre o papel da língua portuguesa enquanto sistema de poder simbólico na Cooperação Portuguesa promovida pela Administração Central. A análise centra-se no período de 1999 a 2019, tendo por referência os diferentes documentos produzidos neste período. O presente artigo é, em parte, um exercício de autorreflexão, uma vez que os autores se posicionam como “amigos críticos” e não observadores externos da Cooperação Portuguesa. A reflexão realizada permite inferir que a língua, enquanto estratégia de soft power do Estado português, cria um viés aos objetivos inerentes à cooperação para o desenvolvimento, surgindo como um sistema de poder simbólico que perpetua relações de colonialidade.

Palavras-chave : cooperação portuguesa; poder simbólico; língua portuguesa; colonialidade; cooperação para o desenvolvimento; política externa portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )