SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The Symbolic Power and the Portuguese Cooperation: An analysis of the role of the languageInfluences of Globalization and Cooperation on Education and Teacher Training in Angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

ALBINO, Susete. (Re)edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e desafios atuais. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.31-55.  Epub June 12, 2021. ISSN 1645-3794.

Timor-Leste, enquanto nação independente, nasceu num quadro marcado pelo reforço da interação entre o local e o global e apresenta várias características peculiares: vivenciou um período de administração transitória por parte da Organização das Nações Unidas, necessitou de edificar um Estado e um sistema educativo de raiz e experienciou uma fase de forte dependência externa. Este artigo tem como escopo observar a evolução do sistema educativo do país e os desafios que atualmente se colocam ao setor. Na presente abordagem não é equacionado o ensino superior. As considerações explicitadas têm como suporte: (i) a Constituição da RDTL; os programas de governo; planos estratégicos; a Lei de Bases da Educação e normativos; e relatórios nacionais e dos parceiros de desenvolvimento; (ii) dados estatísticos do Ministério da Educação, da Direção-Geral de Estatística do Governo e dos Censos de 2004, 2010 e 2015; e (iii) as perceções de seis decisores políticos.

Keywords : educação; sistema educativo; políticas educativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )