SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39O Poder Simbólico e a Cooperação Portuguesa: Uma análise sobre o papel da línguaInfluências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

ALBINO, Susete. (Re)edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e desafios atuais. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.31-55.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Timor-Leste, enquanto nação independente, nasceu num quadro marcado pelo reforço da interação entre o local e o global e apresenta várias características peculiares: vivenciou um período de administração transitória por parte da Organização das Nações Unidas, necessitou de edificar um Estado e um sistema educativo de raiz e experienciou uma fase de forte dependência externa. Este artigo tem como escopo observar a evolução do sistema educativo do país e os desafios que atualmente se colocam ao setor. Na presente abordagem não é equacionado o ensino superior. As considerações explicitadas têm como suporte: (i) a Constituição da RDTL; os programas de governo; planos estratégicos; a Lei de Bases da Educação e normativos; e relatórios nacionais e dos parceiros de desenvolvimento; (ii) dados estatísticos do Ministério da Educação, da Direção-Geral de Estatística do Governo e dos Censos de 2004, 2010 e 2015; e (iii) as perceções de seis decisores políticos.

Palavras-chave : educação; sistema educativo; políticas educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )