SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39(Re)edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e desafios atuaisImpactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

POCAS, Sara  y  SANTOS, Júlio Gonçalves dos. Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.57-84.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.

Palabras clave : globalização; Angola; formação de professores; cooperação para o desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )