SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Influences of Globalization and Cooperation on Education and Teacher Training in AngolaPerceptions on Psychomotor Development of the Mozambican Child in Pre-School Age, in Rural Context, with a Focus on Chibuto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

SILVA, Rui da  and  OLIVEIRA, Joana. Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.85-111.  Epub June 12, 2021. ISSN 1645-3794.

O presente artigo procura analisar o impacto e efeitos do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PASEG) promovido pela Cooperação Portuguesa nas escolas onde interveio, através de uma análise em profundidade de quatro escolas. Neste estudo qualitativo foram recolhidos dados de alunos, professores e diretores de escolas através de entrevistas, grupos focais, notas de campo e análise documental. O artigo argumenta que o programa pode ser considerado um efeito exógeno que dissolveu a maioria dos possíveis efeitos endógenos que ocorreram, essencialmente relacionados com a formação contínua de professores, bem como proporcionou força anímica/elevada moral dos professores. Conclui-se também que há uma relação diretamente proporcional entre o número de anos que o PASEG esteve nas escolas e o grau de dependência da comunidade escolar nas ações do programa.

Keywords : escolas; Guiné-Bissau; impactos; efeitos; cooperação para o desenvolvimento; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )