SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Impacts and Effects of Development Cooperation Programs in Schools: A focused view on the educational aid programme PASEGThe University in PALOP: Which Model to Follow? An argument taking Regional and Urban Economics as example author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

LADEIRA, Carla Marina Maia. Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-Escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.113-131.  Epub June 12, 2021. ISSN 1645-3794.

Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.

Keywords : criança moçambicana; desenvolvimento psicomotor; Chibuto; fatores que influenciam o desenvolvimento; disparidades entre meio rural e urbano; idade pré-escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )