SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-BissauA Universidade nos PALOP: Que Espelho Mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

LADEIRA, Carla Marina Maia. Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-Escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.113-131.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.

Palavras-chave : criança moçambicana; desenvolvimento psicomotor; Chibuto; fatores que influenciam o desenvolvimento; disparidades entre meio rural e urbano; idade pré-escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )