SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The University in PALOP: Which Model to Follow? An argument taking Regional and Urban Economics as exampleDialogue with Alberto da Costa e Silva: African participation in Brazilian agriculture and other transatlantic movements and contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

CARVALHO, Xénia de. “Em Moçambique… Epa, Porra! Os Filhos dos Dirigentes Tinham Uma Escola!” - Memórias de três gerações e suas narrativas escolares na África subsariana. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.161-185.  Epub June 12, 2021. ISSN 1645-3794.

Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.

Keywords : pedagogia crítica; geração; etnografia; histórias de vida; narrativa; Moçambique.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )