SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A Universidade nos PALOP: Que Espelho Mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e UrbanaDiálogo com Alberto da Costa e Silva: A participação africana na agricultura brasileira e outros movimentos e contribuições transatlânticas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

CARVALHO, Xénia de. “Em Moçambique… Epa, Porra! Os Filhos dos Dirigentes Tinham Uma Escola!” - Memórias de três gerações e suas narrativas escolares na África subsariana. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.161-185.  Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.

Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.

Palavras-chave : pedagogia crítica; geração; etnografia; histórias de vida; narrativa; Moçambique.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )