SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Between Monarchy and Demands for Political Change: Regionalisation and internationalisation of trade union activism in SwazilandPotentialities and threats of transnational legal activism in LGBTI activism on the African continent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

SARKIN, Jeremy Julian. Compreendendo as mudanças de posição da África do Sul sobre a justiça penal internacional: Por que o país quis retirar-se do Tribunal Penal Internacional (TPI) e por que pode permanecer no TPI por enquanto?. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.40, pp.91-114.  Epub Mar 14, 2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.5353.

Este artigo examina o porquê da decisão do governo sul-africano de abandonar o Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2016. A história da África do Sul no que toca ao direito internacional e à justiça internacional é examinada de modo a pôr em evidência como essas questões ao longo do tempo refletem a história e os desenvolvimentos políticos que nela ocorreram. A secção seguinte do artigo analisa o papel que o Conselho de Segurança das Nações Unidas desempenha em relação ao TPI e por que isso, juntamente com outras questões, tem levado a uma maior relutância por parte dos países africanos em aceitar quem é julgado e quem não o é. Finalmente, é examinado como a posição da África do Sul sobre a justiça internacional se tem vindo a alterar ao longo do tempo, o que desencadeou esta mudança, e é ponderado se a retirada do país do TPI virá a ter lugar no futuro.

Keywords : Tribunal Penal Internacional; África do Sul; União Africana; Conselho de Segurança das Nações Unidas; justiça penal internacional; direito internacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )