SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Agência, género e desenvolvimento em Oromia, EtiópiaSeleção de escolas e produção local de alimentos no Programa de Alimentação Escolar do Gana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

NARH, Peter. Contestações e resistências na economia da cana-de-açúcar em Mumias, Quénia. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.41, pp.37-61.  Epub 16-Fev-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6226.

O presente estudo avalia a forma como a intensificação agrícola como paradigma de desenvolvimento está estreitamente ligada aos processos agrícolas da sua adaptação e utilização. Através de investigação qualitativa, analisa a relação entre os agricultores e a Mumias Sugar Company Limited (Mumias Sugar) em torno dos insumos agrícolas e da ciência para a produção de cana-de-açúcar no oeste do Quénia. O artigo demonstra a força da resistência dos agricultores a aspetos da intensificação que restringem o seu controlo sobre os processos de produção de cana-de-açúcar e corroem os benefícios sociais e económicos que eles obtêm da produção de cana-de-açúcar. O reforço das capacidades dos agricultores africanos para adaptar paradigmas de forma a colocar as suas agroeconomias e benefícios nas suas mãos é assim enfatizado.

Palavras-chave : produção de cana-de-açúcar; agrorrelações; resistência dos agricultores.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )