SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue41School Selection and Local Food Production in Ghana’s School Feeding ProgrammeMobilising Natural Resources for Sustainable Development: Copper mining and path dependence in Zambia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

LOPES, José. Envolvimento das OSC na governação colaborativa do processo de política educacional em Cabo Verde. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.41, pp.91-117.  Epub Feb 16, 2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6336.

Este artigo analisa o envolvimento das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na governação colaborativa das políticas educacionais em Cabo Verde. Em contraste com a visão dominante das OSC como grupos de oposição separados do Estado, o artigo enquadra-as como partes integrantes do processo de governação colaborativa. A colaboração das OSC com o Governo na formulação de políticas educacionais gera um capital social (ligação societal) sob a forma de entendimento, normas partilhadas e confiança mútua entre os vários intervenientes no sistema educacional. Esse capital é um recurso importante para garantir a proficiência e eficiência das políticas educacionais.

Keywords : organizações da sociedade civil; capital social (ligação societal); envolvimento; políticas educativas; governação colaborativa; resultados das políticas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )