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Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

LOPES, José. Envolvimento das OSC na governação colaborativa do processo de política educacional em Cabo Verde. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.41, pp.91-117.  Epub 16-Feb-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6336.

Este artigo analisa o envolvimento das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na governação colaborativa das políticas educacionais em Cabo Verde. Em contraste com a visão dominante das OSC como grupos de oposição separados do Estado, o artigo enquadra-as como partes integrantes do processo de governação colaborativa. A colaboração das OSC com o Governo na formulação de políticas educacionais gera um capital social (ligação societal) sob a forma de entendimento, normas partilhadas e confiança mútua entre os vários intervenientes no sistema educacional. Esse capital é um recurso importante para garantir a proficiência e eficiência das políticas educacionais.

Palabras clave : organizações da sociedade civil; capital social (ligação societal); envolvimento; políticas educativas; governação colaborativa; resultados das políticas.

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