SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Ajuda ao desenvolvimento, democracia e desenvolvimento sustentável no Malawi - 1964 até à data índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

OLIVEIRA, Maria Clara  e  CRAVO, Teresa Almeida. Proteção social e transferências monetárias em Moçambique: Entre o consenso internacional e a agência local. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.41, pp.165-194.  Epub 16-Fev-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6474.

Este artigo examina a disseminação dos programas de transferência monetária e a sua aceitação, desde os anos 1990, como elemento-chave nas políticas globais de desenvolvimento económico e social e de redução da pobreza. Centrando-se no exemplo de Moçambique, que adotou precocemente uma medida deste tipo, o artigo analisa a relação entre organizações internacionais, agências de desenvolvimento, governo nacional e agentes locais no terreno, na formulação e operacionalização da política de proteção social. Reconhecendo a importância dos atores externos na formação das políticas sociais moçambicanas, este artigo demonstra a relevância dos atores nacionais na definição da agenda, formulação e implementação de um programa de transferência monetária em 1990 e ao longo da sua evolução nas três décadas seguintes. A partir da análise da interação entre os níveis internacional e local no processo de decisão, o artigo discute os obstáculos que se colocam ao programa e que limitam a sua cobertura, ritmo de expansão e impacto.

Palavras-chave : Moçambique; proteção social; transferências de dinheiro; políticas públicas; doadores; atores internos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )