SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42O CONFLITO DE CASAMANSA: UMA PERSPETIVA GEOPOLÍTICAUMA LUTA NACIONAL: WRESTLING SENEGALÊS E SEPARATISMO CASAMANCÊS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

MARUT, Jean-Claude. PAX AMERICANA EM CASAMANÇA? O SOFT POWER DE WASHINGTON NO PRÉ CARRÉ DE PARIS. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.57-80.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6628.

O envolvimento da maior potência mundial na resolução de um dos mais pequenos conflitos africanos, tanto pela sua extensão como pelo número das suas vítimas, parece menos um fim em si mesmo do que um meio de extinguir um foco de instabilidade sub-regional e fazer do Senegal uma base sólida para a sua política na África Ocidental. A diplomacia americana parece estar em vias de atingir esses objetivos: apoiando a estratégia governamental de enfraquecimento da rebelião independentista, contribui para uma resolução unilateral do conflito em benefício do Estado senegalês, o que tende a tornar supérflua qualquer verdadeira negociação, à custa do reforço dos modelos que estão na sua origem.

Palavras-chave : Casamansa; Estados Unidos; modelos; processos de paz; soft power.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )