SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42PAX AMERICANA EM CASAMANÇA? O SOFT POWER DE WASHINGTON NO PRÉ CARRÉ DE PARIS“A NOSSA ASSEMBLEIA NACIONAL SÃO OS FEITIÇOS”: A IMPORTÂNCIA DAS CONCEÇÕES DA SOCIEDADE DIOLA TRADICIONAL NA RESOLUÇÃO DO CONFLITO DE CASAMANSA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

DEETS, Mark W.. UMA LUTA NACIONAL: WRESTLING SENEGALÊS E SEPARATISMO CASAMANCÊS. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.81-102.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6629.

Este artigo examina a história do wrestling senegalês para mostrar como e por que os separatistas da região sul de Casamansa, no sul do Senegal, têm usado distinções entre wrestling “tradicional” senegalês e luta “pura” casamancesa de forma a justificar as suas ambições de separatismo territorial, baseado em divisões culturais. Este estudo da história do wrestling senegalês demonstra que pouco desta forma tradicional do desporto é, de facto, “tradicional”. Pelo contrário, a forma praticada hoje nos estádios senegaleses resulta de alterações a formas anteriores do desporto praticado na era pré-colonial. Argumento, portanto, que, embora alguns separatistas tentem transformar estas distinções culturais num “discurso de reclamação” contra o Estado senegalês, muitos casamanceses recusaram-se a associar a sua identidade cultural comunitária à divisão e à violência do separatismo.

Palavras-chave : wrestling; nacionalismo; separatismo; desporto; Senegal; Casamansa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )