SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42“A NOSSA ASSEMBLEIA NACIONAL SÃO OS FEITIÇOS”: A IMPORTÂNCIA DAS CONCEÇÕES DA SOCIEDADE DIOLA TRADICIONAL NA RESOLUÇÃO DO CONFLITO DE CASAMANSAPARA NÓS, A MULHER É SAGRADA: GÉNERO E CONFLITO NA CASAMANSA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

NIANG, Soukeyna. UM PROCESSO DE PAZ GENDERIZADO? OS LIMITES DA MOBILIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DE MULHERES PARA A PAZ EM CASAMANSA. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.125-146.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6638.

Casamansa conhece há quase quarenta anos um conflito latente de “nem guerra nem paz”. Cerca de 200 organizações da sociedade civil de mulheres são federadas na “Plataforma das Mulheres pela Paz em Casamansa” (PFPC) com o objetivo de realizar ações em prol de uma paz definitiva e de apoiar as populações nos seus esforços de resiliência. No entanto, as mulheres da PFPC têm diferentes abordagens conceptuais e operacionais para a paz, e a sua capacidade de criação de impacto político decisivo para uma resolução definitiva do conflito tem sido limitada. Este artigo visa analisar os efeitos do compromisso destas organizações de mulheres de forma a demonstrar os seus pontos fortes, mas também as suas fraquezas, dado que, e apesar da sua mobilização durante trinta anos, a paz ainda não é definitiva em Casamansa.

Palavras-chave : Casamansa; “nem guerra nem paz”; mulheres; organizações femininas; construção da paz; ONG.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )