SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42UM PROCESSO DE PAZ GENDERIZADO? OS LIMITES DA MOBILIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DE MULHERES PARA A PAZ EM CASAMANSAO CONFLITO DE CASAMANSA: COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES INDIVIDUAIS DO ENGAJAMENTO DOS NACIONALISTAS DO MFDC índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

RUDOLF, Markus. PARA NÓS, A MULHER É SAGRADA: GÉNERO E CONFLITO NA CASAMANSA. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.147-172.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6644.

O artigo examina as mudanças nas relações de género e nas desigualdades de poder num contexto de quase quarenta anos de guerra intermitente, demonstrando como os papéis de género foram mudando e consolidando-se durante o conflito. Além disso, a análise revela uma conceptualização local multipolar - e não bipolar - de género. A juventude social difere do modelo de ganha-pão do lado masculino e do modelo da maternidade do lado feminino. O conflito catalisou o desenvolvimento de novas posições sociais para as mulheres (cheffe de ménage), de novos caminhos para atingir a idade adulta social para os homens (combattant), reforçou as relações costumeiras de género (carga de trabalho, papel na comunidade), mas também frustrou sinergias de género na divisão tradicional do trabalho (ganha-pão, cuidado com crianças); sendo um dos valores ideológicos contestados, o conflito, finalmente - com algumas exceções - reforçou mais do que enfraqueceu a proteção das mulheres contra a violência sexual e de género.

Palavras-chave : Casamansa; conflito; género; violência baseada no género; Senegal; mudança social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )