SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42PARA NÓS, A MULHER É SAGRADA: GÉNERO E CONFLITO NA CASAMANSAO DIFÍCIL PROCESSO DE RESOLUÇÃO DO CONFLITO DE CASAMANSA: UMA MEDIAÇÃO PODE TER ÊXITO? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

DIEDHIOU, Paul  e  TAVARES, Eugène. O CONFLITO DE CASAMANSA: COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES INDIVIDUAIS DO ENGAJAMENTO DOS NACIONALISTAS DO MFDC. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.173-189.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6650.

Várias teses foram apresentadas para explicar as origens do conflito de Casamansa. Entre elas, o estatuto histórico da Casamansa, o desprezo cultural, a pilhagem de terras, e tantos outros motivos. Mas para além dessas generalidades, outra questão também deve ser feita: por que um indivíduo decide em algum momento da sua vida ingressar no Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC)? Em outras palavras, por que nos tornamos “rebeldes”? A resposta a esta pergunta faz parte das soluções a considerar para pôr fim ao conflito de uma vez por todas. Caso contrário, como podemos conceber a reintegração dos combatentes separatistas na vida social, uma vez assinado o acordo de paz, se não conhecemos as suas motivações ou o seu perfil desde o início? Este artigo visa contribuir para uma melhor compreensão do conflito explorando uma nova trilha que faz parte dos pontos cegos de pesquisa sobre a questão casamancesa.

Palavras-chave : conflito; Casamansa; motivações individuais; MFDC; combatentes.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )