SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42QUANDO ATAQUES ARMADOS ESPORÁDICOS LEVAM À RECOMPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESCA NA CASAMANSA MARÍTIMAO CONFLITO POLÍTICO-MILITAR EM CASAMANSA, UM FACTOR DETERMINANTE NA VALORIZAÇÃO DAS TERRAS DO MUNICÍPIO DE NIAGUIS (ZIGUINCHOR - SENEGAL). índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

DEMBA BA, Boubacar  e  DESCROIX, Luc. ANÁLISE DE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO DE CASAMANSA SOBRE OS RECURSOS FLORESTAIS NO DEPARTAMENTO DE BIGNONA (SENEGAL). Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.265-287.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6713.

A região natural de Casamansa, no sul do Senegal, é palco de um conflito armado desde dezembro de 1982. Este conflito é um dos fatores que estão na origem das mudanças socioambientais cujas repercussões são evidentes nos recursos naturais. Constitui um elemento que tem favorecido a criminalidade ambiental, dando origem a fileiras à volta da exploração da madeira nas quais os atores são numerosos e diversos. Este artigo visa mostrar algumas consequências do conflito armado sobre os recursos florestais no departamento de Bignona. Assim, o estudo centra-se na exploração da madeira. A abordagem combina uma análise diacrônica de unidades de paisagem que integra ferramentas geomáticas (teledeteção, levantamentos GPS) e trabalho de terreno. A análise também permite identificar os atores e as suas formas de operar, assim como os principais destinos dos produtos.

Palavras-chave : conflito armado; recursos florestais; madeira; consequências; Bignona.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )