SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42ANÁLISE DE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO DE CASAMANSA SOBRE OS RECURSOS FLORESTAIS NO DEPARTAMENTO DE BIGNONA (SENEGAL) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

MENDY, Victor; THIOR, Mamadou  e  SY, Oumar. O CONFLITO POLÍTICO-MILITAR EM CASAMANSA, UM FACTOR DETERMINANTE NA VALORIZAÇÃO DAS TERRAS DO MUNICÍPIO DE NIAGUIS (ZIGUINCHOR - SENEGAL). Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2021, n.42, pp.289-303.  Epub 27-Jun-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.6725.

A Casamansa deve a sua particularidade em relação ao resto do Senegal sobretudo ao seu meio físico. Algumas formações vegetais, como a palmeira, são quase uma especificidade da região, e outras, como a manga, são abundantes. As condições climáticas favoreceram o desenvolvimento da agricultura nesta região, que floresceu há séculos. No entanto, desde 1982, o conflito armado provocou o abandono de zonas de culturas, o que acentuou a precariedade socioeconómica das populações. Esta contribuição tem por objetivo descrever a situação agrícola no município de Niaguis antes, durante e após o período de altas tensões. A abordagem adotada é uma combinação de métodos: inquéritos e utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Palavras-chave : conflito; terras agrícolas; Vale Guidel; município de Niaguis.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )