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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

SERRA, Fernando. Os pilares da estratégia: Estudo de caso de cinco empresas líderes. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2007, vol.6, n.2, pp.70-81. ISSN 1645-4464.

O desenvolvimento dos estudos de estratégia evoluiu significativamente nos últimos 50 anos, na tentativa de orientar as organizações na busca pela vantagem competitiva. Depois das críticas de Mintzberg ao planejamento estratégico na sua forma clássica na década de 1970, diversos autores preocuparam-se em definir taxonomias para as escolas do pensamento estratégico. De seu trabalho, em geral, surge o caráter evolucionário e complementar dessas escolas e até a proposta de integração de seus conceitos. O presente trabalho apresenta uma proposta de quatro novas dimensões, denominadas pilares da estratégia: líder e equipe executiva; foco estratégico; aposta; e sustentação pelos recursos. Estas dimensões, por sua vez, identificadas a partir de estudos de casos clássicos da literatura de estratégia, com referências escolhidas a partir da freqüência de citações em trabalhos acadêmicos brasileiros. As organizações selecionadas para estudo foram Honda, Swatch, GE, Southwest Airlines e Microsoft. Os pilares foram considerados elementos complementares e interdependentes que sustentam o sucesso de uma organização.

Palavras-chave : Estratégia; Dimensões da Estratégia; Vantagem Competitiva.

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