SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3La relación entre la «performance» social y la «performance» económico-financeiraFactores en la remuneración en las empresas portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Resumen

ALMEIDA, Filipe  y  SOBRAL, Filipe. A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2007, vol.6, n.3, pp.51-61. ISSN 1645-4464.

Na origem do comportamento empresarial estão decisões individuais dos dirigentes, cuja compreensão plena só é possível por meio da análise das suas motivações e dos fatores que influenciam e condicionam o julgamento humano. O sistema de valores e de crenças do dirigente pode ser determinante na tomada de decisões sobre questões que envolvam a relação da empresa com a sociedade. Assim, este artigo pretende avaliar como a atitude dos dirigentes empresariais perante a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é influenciada pelos seus valores culturais. Numa pesquisa com 158 gestores brasileiros, foi identificada uma relação significativa entre a preocupação com a comunidade envolvente e os valores masculinos, contrastando com a maior resistência ao desenvolvimento destes laços com a comunidade por parte dos gestores mais conservadores. Foi testada uma escala para avaliação da atitude perante a RSE e exploradas as razões que podem justificar os resultados encontrados.

Palabras clave : Responsabilidade Social; Cultura; Valores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons