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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

FERNANDES, António. Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o Ensino Superior. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.1, pp.77-87. ISSN 1645-4464.

A metodologia de avaliação da eficácia organizacional das instituições de Ensino Superior proposta por Cameron (1978) é o tema central deste texto. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, o estudo desta variável em contexto específico obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que se agrupam em três domínios, designadamente o académico, o da adaptação externa e o da motivação.

Palavras-chave : Eficácia Organizacional; Ensino Superior; Domínio Académico; Domínio da Adaptação Externa; Domínio da Motivação; Modelo dos Valores Competitivos.

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