SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Knowledge transference in innovation networks: a benchmarking proposalDeterminants of costumer satisfaction in five stars’ hotels in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

ANTUNES, Joaquim  and  RITA, Paulo. O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.2, pp.36-46. ISSN 1645-4464.

O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do marketing relacional e as respectivas implicações na gestão das organizações. O trabalho termina com um conjunto de reflexões finais e com um despertar e incentivo para novas investigações em marketing relacional, em Portugal, bem como para uma maior aplicação por parte das organizações.

Keywords : Marketing Transaccional; Marketing Relacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License