Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versión impresa ISSN 1645-4464
Resumen
ANTUNES, Joaquim y RITA, Paulo. O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.2, pp.36-46. ISSN 1645-4464.
O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do marketing relacional e as respectivas implicações na gestão das organizações. O trabalho termina com um conjunto de reflexões finais e com um despertar e incentivo para novas investigações em marketing relacional, em Portugal, bem como para uma maior aplicação por parte das organizações.
Palabras clave : Marketing Transaccional; Marketing Relacional.