SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2¿Como transferir conocimiento en redes de innovación?: Una propuesta de «benchmarking»Determinantes en la satisfación de los clientes en hoteles de cinco estrellas en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Resumen

ANTUNES, Joaquim  y  RITA, Paulo. O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.2, pp.36-46. ISSN 1645-4464.

O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do marketing relacional e as respectivas implicações na gestão das organizações. O trabalho termina com um conjunto de reflexões finais e com um despertar e incentivo para novas investigações em marketing relacional, em Portugal, bem como para uma maior aplicação por parte das organizações.

Palabras clave : Marketing Transaccional; Marketing Relacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons