SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3The leaders’ functional skills and team effectiveness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

TAVARES, Elaine  and  COSTA, Isabel. O papel dos valores individuais na interação entre indivíduos e Tecnologia de Informação. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.3, pp.11-21. ISSN 1645-4464.

Diversas pesquisas na área de gestão de Sistemas de Informação (SI) discutem como a Tecnologia da Informação (TI) é aceite ou rejeitada pelos indivíduos. Entretanto, a influência dos valores individuais no processo de assimilação da tecnologia não recebe destaque na literatura. Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre os valores individuais como uma lente conceitual que pode ser inserida no estudo da interação entre os indivíduos e os recursos de TI nas organizações. Parte-se da idéia de que os valores individuais condicionam ações nas organizações e devem assim influenciar a forma pela qual os indivíduos redefinem o uso de artefatos tecnológicos. A construção social da realidade e a visão do usuário de TI como o agente na utilização da tecnologia são premissas deste ensaio. São debatidas as idéias de que a estrutura da tecnologia é construída na prática e de que os valores, crenças e expectativas do indivíduo irão influenciar o uso da TI. São discutidos o conceito de valor, as formas pelas quais os valores são adquiridos e transformados e a influência dos valores no comportamento humano. Por fim, apresentam-se algumas sugestões para identificação dos valores em pesquisas empíricas.

Keywords : Tecnologia da Informação; Valores Individuais; Construção Social de TI.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License