SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A relação entre preço, proveniência e qualidade intrínseca em vinhos do Novo e do Velho MundoConsórcios internacionais de empresas de construção civil: O caso da Mota-Engil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

RODRIGUES, Zaíla  e  BRITO, Pedro Quelhas. A imagem turística de Portugal no Brasil: A influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2009, vol.8, n.2, pp.39-50. ISSN 1645-4464.

A imagem turística influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico. Paralelamente, confere uma relevância estratégica para as regiões onde a actividade turística se desenvolve. Contudo, não foi identificado na literatura nenhum estudo evidenciando especificamente a imagem de Portugal como destino turístico no Brasil. A presente pesquisa procura aferir a imagem que o consumidor/turista brasileiro tem sobre Portugal como destino turístico, analisando a influência dos atributos do destino na formação dessa imagem. O estudo caracteriza-se como exploratório/descritivo, com dados colectados através de um inquérito por questionário, aplicados a uma amostra de 360 indivíduos brasileiros, divididos em dois grupos: os que já visitaram Portugal e os que não visitaram Portugal. Os resultados sugerem que a imagem turística é relativamente dependente da experiência de visita e que existem diferenças significativas na avaliação dos atributos que agregam valor positivo à imagem.

Palavras-chave : Imagem do Destino; Destino Turístico; Atributos da Imagem; Portugal; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons