SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3The loss of the individual's ethical capacity in the organizationsStudy of the role of management accountants in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

CORDEIRO, João. Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2009, vol.8, n.3, pp.55-65. ISSN 1645-4464.

Este artigo reflecte sobre alguns dos vectores da gestão estratégica (estratégias empresariais e dimensões do enfoque de gestão: equipamentos e tecnologias, estrutura, vantagens concorrenciais, produtos e processos) nas empresas do sector automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector português de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na «inovação» e na «qualidade» e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos «baixos custos». Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes enfoques de gestão, num processo de retroalimentação mútua.

Keywords : Gestão Estratégica; Estratégias Empresariais; Enfoque de Gestão; Sector de Componentes para Automóvel.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License