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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

TRINDADE, Eneus  e  PEREZ, Clotilde. Os múltiplos sujeitos da publicidade contemporânea. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2009, vol.8, n.4, pp.25-36. ISSN 1645-4464.

O texto procura apresentar as categorias das manifestações de sujeito/pessoa mais recorrentes no discurso publicitário contemporâneo, apresentando uma tipologia que pretende discutir a partir da cultura e dos signos midiáticos instaurados pela publicidade, modos de analisar a sintaxe e a semântica no encadeamento das estruturas discursivas publicitárias, justamente por tentar compreender os mecanismos formais de constituição das subjetividades discursivas, neste objeto midiático plural. Tal entendimento é particularmente relevante quando constatamos a complexidade das relações sociais, a fragmentação cotidiana dos mídias e as necessárias ressignificações que o discurso publicitário é prescrito a fazer na busca da persuasão dos receptores/consumidores.

Palavras-chave : Enunciação Publicitária; Produção de Sentido na Publicidade; Pessoas; Personagem; Mascote; Multivíduos.

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