SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Corporate governance in Brazil: governance levels and abnormal returnsUnderstandings and reasons for the spread of young Internet users’ viral marketing in Itajaí Middle Valley - Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

CARDOSO, António; CAIRRAO, Álvaro  and  MEIRINHOS, Galvão. Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais ao contexto português. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2010, vol.9, n.4, pp.38-52. ISSN 1645-4464.

Este estudo tem por objectivo traduzir, adaptar e validar a escala de sensibilidade às técnicas promocionais da autoria de Muratore (1999b) . As quatro técnicas promocionais em estudo foram: a sensibilidade às ofertas/brindes (prémios imediatos), a sensibilidade aos jogos/concursos, a sensibilidade à «oferta de mais produto» e a sensibilidade à redução de preço. O questionário foi traduzido e aplicado junto de uma amostra de 468 crianças portuguesas dos 6 aos 12 anos residentes no distrito do Porto. A escala apresenta uma boa consistência interna ( a = 0,952) e a composição factorial (ACP) revelou a existência de quatro factores que explicam 67,6% da variância total. Todavia, o estudo não replicou a estrutura do instrumento original de Muratore, mostrando que as crianças não discriminam as quatro técnicas promocionais.

Keywords : Crianças; Sensibilidade às Promoções; Validação da Escala.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License