SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1-2Customers’ perception of the intangible attributes in services encounters: a studyThe importance of quality management systems certification in portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

AMARAL, Alexandre Cintra do et al. Criando valor para o acionista através da certificação ISO 14000: Um estudo múltiplo de casos. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2011, vol.10, n.1-2, pp.37-47. ISSN 1645-4464.

O objetivo deste trabalho foi efetuar um estudo descritivo e exploratório para verificar qual o impacto da obtenção da certificação pela ISO 14000 na geração de valor para o acionista em empresas brasileiras de capital aberto. Para medir a geração de valor para o acionista foi utilizado o índice TSR («Total Shareholder Return») por ser o que melhor reflete a geração de valor para o acionista. Como parâmetro de comparação foi utilizado o IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo). Verificou-se que três das quatro empresas estudadas aumentaram a geração de valor para o acionista após a obtenção da certificação pela ISO 14000.

Keywords : Gestão Ambiental; Geração de Valor para o Acionista; ISO 14000; Retorno Total para o Acionista - TSR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License