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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

MACEIRA, Mauro; CARVALHO, Frederico  e  LIMA, Vânia. Fatores demográficos na percepção do risco de compra pela Internet: O caso de um site brasileiro de venda de ingressos. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2011, vol.10, n.1-2, pp.92-101. ISSN 1645-4464.

O trabalho analisa o comportamento de compra de ingressos em um site brasileiro de comércio eletrônico, examinando aspectos relacionados ao risco percebido pelo comprador. O objetivo é testar a influência de indicadores demográficos selecionados sobre a percepção de risco. Foi realizada uma pesquisa eletrônica junto aos cadastrados no site, obtendo-se 3235 questionários válidos. Os testes estatísticos indicaram que compradores com maior grau de instrução percebem mais o risco de comprar na Internet e que e-compradores têm menos preocupação em fornecer o número do cartão de crédito do que não-compradores. A experiência na utilização da Internet influencia positivamente o volume de compras e negativamente o risco percebido. Pode-se concluir que as empresas que atuam no e-comércio devem não apenas divulgar as medidas de segurança que adotam, mas também facilitar e acelerar o processo de adoção do comércio eletrônico, familiarizando cada vez mais os internautas com a compra online.

Palavras-chave : Comércio Eletrônico; Compras pela Internet; Risco Percebido; Venda Eletrônica de Ingressos.

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