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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

WALTER, Silvana  e  AUGUSTO, Paulo. O caleidoscópio da estratégia: O papel das consultorias externas no strategizing de uma organização. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2011, vol.10, n.1-2, pp.102-111. ISSN 1645-4464.

Este artigo objetiva investigar como consultores participam do strategizing (planeamento de uma estratégia) de uma organização. A base teórica empregada faz uso da abordagem de estratégia como prática e procura conjugá-la com a teoria institucional. Realizou-se um estudo de caso no Banco CNH Capital, um banco brasileiro, a partir da análise de seis programas que envolvem consultorias. Para a coleta de dados, empregaram-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação não-participante e, para a análise de dados, se fez uso da análise de conteúdo. No que tange ao contexto, destaca-se que o momento da aplicação da pesquisa coincidiu com a deflagração da mais recente crise econômica mundial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a variação existente no grau d e atuação e de responsabilidade das consultorias, na promoção de aprendizado e no grau de customização. O estudo permitiu inferir que as consultorias podem atuar, dependendo do programa, como parceiras da organização contratante, conselheiras ou executoras do projeto. A respeito do papel das consultorias no strategizing, observou-se que estas podem atuar na legitimação de estratégias, no auxílio ao processo e como agentes isomórficos .

Palavras-chave : Consultorias Externas; Strategizing; Estratégia como Prática; Teoria Institucional; Organização Bancária.

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