SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The “strategy-as-practice”: the nine fields typologyEvaluation of organizational performance: comparative analysis of the theoretical models and forms of application in the Institutions of Higher Education of the Metropolitan Region of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

LIMA, Emanoel  and  PEREIRA, Carlos. Índice de «disclosure» das instituições filantrópicas de Ensino Superior do Brasil. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2012, vol.11, n.1, pp.26-40. ISSN 1645-4464.

O objetivo deste artigo é desenvolver um índice de disclosure das instituições de Ensino Superior filantrópicas do Brasil (IDIESFB), elaborado a partir da análise de uma amostra composta de 146 entidades cadastradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Este índice de disclosure das instituições filantrópicas de Ensino Superior foi mensurado a partir das características qualitativas de disclosure, de acordo com a proposição do estudo de Coy, Dixon e Tower (1993). Os resultados mostram que o índice de disclosure para o caso Brasil, se comparado com os resultados apresentados no estudo de Nelson, Banks e Fischer (2003), está acima do índice de disclosure das universidades canadenses, e próximo ou igual ao das universidades da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, mas bem abaixo do das universidades da Austrália e Nova Zelândia. A pesquisa também apontou que menos de 33% das IESFB realizam disclosure voluntário e que a maioria só apresenta disclosure obrigatório, indicando que são poucas, ainda, as instituições que se preocupam com a accountability pública além das exigências legais.

Keywords : Disclosure; Instituições de Ensino Superior Filantrópicas; Accountability.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License