SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2-3El gobierno corporativo en Brasil: niveles de la gobernanza empresarial y rendimientos anormales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Resumen

MEDEIROS JUNIOR, Roberto de; SERRA, Fernando  y  FERREIRA, Manuel. O tempo de mandato do CEO e o desempenho das organizações.: Um estudo em grandes empresas brasileiras. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2012, vol.11, n.2-3, pp.129-138. ISSN 1645-4464.

Este artigo avalia a relação entre desempenho da organização e o tempo de mandato do seu Presidente Executivo (CEO) em grandes empresas brasileiras, entre 1999 e 2008. Os resultados indicaram uma tendência para uma relação em forma de U-invertido, sendo o desempenho inferior para tempos de mandato intermédios. Assim, não há uma relação linear entre o tempo de mandato dos CEO e o desempenho das empresas. Também há diferentes tipos de curva U-invertido, em que as organizações podem alcançar picos de resultados diferentes em momentos diferentes. As evidências mostram que a curva de tendência das organizações brasileiras tende a ser semelhante às norte-americanas, logo possibilitando, pelo menos em parte, extrapolar as conclusões obtidas para a realidade do Brasil.

Palabras clave : Alta Administração; Tempo de Mandato do Presidente; Desempenho da Organização; Visão baseada em Recursos; Presidente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons