SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Engajamento dos stakeholders: Uma análise dos relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras do setor financeiroEstudos de mercado com telemóveis: Um caso de aplicação em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

SIMOES, Regina; GIRALDI, Janaina  e  OLIVEIRA, Sônia. Influência dos valores pessoais no comportamento «verde» do consumidor. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2012, vol.11, n.4, pp.26-37. ISSN 1645-4464.

Em um contexto de degradação do meio ambiente, os consumidores têm se dado conta de que suas ações afetam diretamente a qualidade do ambiente em que vivem. O objetivo deste trabalho é avaliar de que maneira os valores pessoais dos consumidores podem influenciar o chamado comportamento «verde». Foi empregada uma pesquisa descritiva, com coleta de dados via levantamento e análise por meio da regressão múltipla. Verificou-se que os valores pessoais que apresentaram influência positiva na adoção de um comportamento de consumo ambientalmente favorável foram: autorrespeito, autorrealização e relacionamento caloroso com os outros. Já os valores sensação de êxito, ser respeitado, senso de pertencer, excitação, diversão e prazer na vida e segurança apresentaram influência negativa no comportamento «verde». Os resultados podem ser úteis a empresas no desenvolvimento de novos produtos e da sua comunicação direcionados a este público.

Palavras-chave : Comportamento Verde; Valores Pessoais; Sustentabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons