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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Resumen

NUNES, Francisco; RETO, Luís; MARTINS, Luís  y  TINOCO, Armando. Os significados de lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.48-61. ISSN 1645-4464.

Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.

Palabras clave : Abandono; Voz; Lealdade; Identidade Organizacional.

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