SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Corporate sustainability: Triple Bottom Line hybrid assessmentStakeholder Theory: Analysis in Brazilian journals from the Bibliometrics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson  and  ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.30-42. ISSN 1645-4464.

Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de Grounded Theory. Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.

Keywords : Tecnologias de Informação; Ensino e Aprendizagem; Grounded Theory; Tecnologias de Informação em Salas de Aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License