SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Sustentabilidade corporativa: avaliação híbrida do Triple Bottom Line«Stakeholder theory»: Análise nos periódicos brasileiros a partir da bibliometria índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson  e  ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.30-42. ISSN 1645-4464.

Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de Grounded Theory. Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.

Palavras-chave : Tecnologias de Informação; Ensino e Aprendizagem; Grounded Theory; Tecnologias de Informação em Salas de Aula.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons