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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

BERNARDES, Bartos  e  LUCIAN, Rafael. Comportamento de consumidores brasileiros e portugueses em plataformas de crowdfunding. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.26-36. ISSN 1645-4464.

Este estudo buscou compreender o comportamento de lealdade de consumidores brasileiros e portugueses em relação ao fenômeno do crowdfunding. Para Cocate e Pernisa Júnior (2011), o termo crowdfunding é usado para designar sites de financiamento coletivo destinados à concretização de projetos, podendo ser culturais ou pessoais. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa descritiva apoiada no levantamento de dados coletados junto aos apoiantes brasileiros e portugueses nas principais plataformas de crowdfunding desses países, a Catarse e a PPL, respetivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências e teste U de Mann-Whitney para análise das variáveis. Concluiu-se que alguns antecedentes tiveram contribuições específicas na influência desse comportamento, sendo a cocriação de valor, recompensa e sentimento de pertença as principais.

Palavras-chave : Crowdfunding; Lealdade; Cocriação de Valor; Recompensa; Sentimento de Pertença.

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