SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The adoption of the strategy focus in differentiation: The Kosher wine case in the Brazilian marketSocial Marketing: From a short past to a promising future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

Print version ISSN 1645-4464

Abstract

BRAS, Gonçalo Rodrigues  and  SOUKIAZIS, Elias. Os fatores determinantes do empreendedorismo em Portugal. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2015, vol.14, n.3, pp.13-25. ISSN 1645-4464.

Enquanto conceito multidisciplinar e usualmente conotado com a inovação, o empreendedorismo é suscetível de ser explicado por inúmeros fatores. Com efeito, este trabalho tem como objetivo testar, numa ótica exploratória, os determinantes do empreendedorismo (global e setorialmente) na economia portuguesa. Para tal, propomos a estimação de alguns modelos de séries temporais. Os principais resultados indicam que os determinantes do empreendedorismo na indústria são, significativamente, diferentes dos determinantes do empreendedorismo no setor de serviços em Portugal. Apesar das limitações metodológicas inerentes a um trabalho desta natureza, principalmente devido à incompatibilidade de algumas séries e à limitação temporal de alguns dados, a novidade que encerra a perceção transversal do fenómeno empreendedor em Portugal alimenta o desafio.

Keywords : Empreendedorismo; Indústria; Serviços; Modelos de Séries Temporais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License